Guia rápido do ownCloud

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Primeiro passo: instalando certificado digital da EDX!

O acesso ao Owncloud é feito através de conexão HTTPS para prover segurança e criptografia dos dados. Para isso, é necessário baixar e instalar o certificado de segurança da EDX em cada computador com Windows para evitar o aviso que a mensagem:  “esta conexão não pode ser verificada” não seja exibida nos navegadores em cada acesso, pois utilizamos um certificado AUTO-ASSINADO, conforme procedimentos abaixo:

Baixar o certificado de segurança AQUI;

1. Após download, abra o certificado, no assistente de instalação de certificados do Windows, proceder:

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2. Após clicar em ABRIR, selecione INSTALAR CERTIFICADO:

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3. A partir do Windows 8 você pode escolher a instalação entre o repositório do usuário ou repositório da máquina. Recomendamos a instalação no repositório da máquina (Local Machine – em inglês) pois a configuração do certificado será propagada para todos os usuários:

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4. Escolha instalar todos os certificados no seguinte repositório:

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5. Atenção: O Certificado DEVE ser instalado no repositório AUTORIDADES DE RAÍZES CONFIÁVEIS ou TRUSTED ROOT CERTIFICATION AUTHORITIES (em inglês):

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6. Uma mensagem de confirmação de instalação poderá ser exibida basta clicar em SIM e, após isso, a mensagem de instalação e importação do certificado será exibida:

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Segundo passo: Acessando sua conta no ownCloud e instalando o aplicativo de sincronização

1. Acesse sua instância do OWNCLOUD e configure sua conta:

a) Servidor 1:  https://drive.edxinfo.com.br:8444 – Servidor com criptografia de ponta à ponta

b) Servidor 2: https://cloud.edxinfo.com.br:8444

Atenção: Confirme com nossa equipe de suporte ou verifique em seu e-mail de ativação para saber qual o endereço da instância ativada para sua empresa!

2. Entre com seu login e senha (conforme credenciais temporárias enviadas pelo nosso suporte), se não for seu primeiro acesso e você não lembrar a senha, clique em REDEFINI-LA para receber um link de redefinição de senha via e-mail. A opção de redefinição só aparece quando ocorre uma tentativa de logon inválida. Após se autenticar, feche o assistente de boas vindas do ownCloud e vá no canto superior direito da tela do navegador (onde aparece seu nome) e em seguida clique em “Pessoal”:

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3. Verifique se suas informações estão corretas, baixe o aplicativo de sincronização e ALTERE SUA SENHA (é muito importante para garantir sua segurança):

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4. Ao clicar no link para baixar o aplicativo de sincronização você será redirecionado à pagina do ownCloud.org para escolher a versão do aplicativo mais adequada ao seu ambiente: Linux, MAC OS ou Windows. Também há versões para Android e IOS:

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5. Após download, executar o setup para instalar o aplicativo (o procedimento é semelhante para MAC/IOS/Android), mantenha as opções padrões pré-definidas que serão exibidas durante o processo de instalação:

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6. Após instalação do aplicativo e login bem sucedido, recomendamos REINICIAR O COMPUTADOR.

 

Terceiro passo: Acessar e compartilhar arquivos e pastas

1. Após instalar o aplicativo de sincronização do ownCloud observe a área de notificação:

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2. Todos os arquivos de sua biblioteca do ownCloud e também os arquivos que outros usuários compartilharam com você serão baixados no seu computador:

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3. O aplicativo permite que através de seu computador, qualquer arquivo possa ser manipulado. Além disso é possível compartilhar com outros usuários e também gerar link para compartilhamento de arquivos e pastas com usuários de fora de sua organização:

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4. Exemplo para compartilhar com usuários internos (de sua organização). Após compartilhar, o conteúdo será exibido automaticamente na conta do usuário que você compartilhou e caso ele possua o aplicativo instalado e configurado no computador, os arquivos compartilhados serão baixados automaticamente para a pasta principal do ownCloud:

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5. Exemplo para compartilhar arquivos com outras pessoas (de fora de sua organização):

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6. Como usuários externos (de fora de sua organização) irão acessar os arquivos ou pastas compartilhados por você através de um link:

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7. Como usuários externos (de fora de sua organização) irão acessar os arquivos ou pastas compartilhados por você através de um link com a PROTEÇÃO DE SENHA ativada:

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Quarto passo: Gerenciar arquivos e compartilhamento pela internet:

1. Acesse sua instância do Owncloud pelo navegador, conforme instruções no início deste tutorial:

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2. Se você compartilhar com grupo, todos os usuários contidos no grupo terão acesso as informações compartilhadas. Para cadastrar grupos é necessário solicitar ao nosso suporte e indicar os membros que farão parte.

3. Entendendo as permissões de compartilhamento – Válido apenas para usuários e grupos internos (dentro de sua organização):

a) Notificar por e-mail – (Apenas usuário) Um e-mail de notificação é enviado para o usuário que receber permissão de acesso a um arquivo ou pasta. Se o usuário tiver o aplicativo Owncloud instalado em seu equipamento a pasta ou arquivo será sincronizada automaticamente com seu dispositivo.

b) Pode Compartilhar – O usuário que receber permissões de acesso ao arquivo ou pasta poderá também compartilhar com outros usuários de sua organização e também gerar links para acesso de pessoas fora de sua organização.

c) Pode editar – Se não tiver marcado, o usuário que receber permissão não poderá modicar o conteúdo de pastas e arquivos (acesso somente leitura).

d) Pode editar (personalizado) – Quando concedido o acesso para edição é possível refinar as permissões para edição, bem como: CRIAR, MUDAR, REMOVER.

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4. Permissões de compartilhamento – Usuários fora de sua organização, geração de links aleatórios:

a) Da mesma forma como no aplicativo, através da interface Web é possível também gerar os links para compartilhamento de arquivos e pastas para usuários fora de sua organização. A diferença é que através da Web você poderá inserir o e-mail do usuário que deseja compartilhar. Assim o link será encaminhado diretamente sem a necessidade de você copiar o link gerado e mandar manualmente pelo seu programa de e-mails:

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Quinto passo: Gerenciamento de versões de arquivos e arquivos excluídos

1. No ownCloud mesmo quando um arquivo é excluído ou modificado acidentalmente, pela interface Web é possível resgatar versões anteriores de arquivos, conforme ilustrado abaixo:

2. Arquivo modificado

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3. Acessar repositório de arquivos removidos

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4. Recuperar ou remover permanentemente arquivos removidos

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O Owncloud ainda possui inúmeras funcionalidades, mas citamos aqui as funcionalidades mais comuns! Aqueles que desejam ficar por dentro de todos os detalhes, segue link de utilização completa das Versões Web e Aplicativo. Nós da EDX desejamos bom trabalho à todos!

Manual do aplicativo Owncloud para PC ou MAC: https://doc.owncloud.org/desktop/2.0/

Vídeo Tutorial: QMAIS Informática

 

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